quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Visita de estudo “Presidentes de Portugal"



Aos três dias de Dezembro de 2007, a turma F do 5 º ano, acompanhada pela Directora de Turma, professora Alexandra Castela e as docentes de Estudo Acompanhado, professoras Manuela Macedo e Cristina Jorge, realizou uma visita de estudo à exposição “Presidentes de Portugal”.

Inserida no Projecto Curricular de Turma, que tem como tema “Manifestações culturais e científicas na ilha de S. Miguel” e fazendo parte de um conjunto de visitas a efectuar ao longo do ano lectivo 2007/2008, pretende sensibilizar os alunos para a importância do conhecimento e do saber, contribuir para tornar os alunos mais participativos, intervenientes e empenhados, despertar-lhes a curiosidade científica, aperfeiçoar a capacidade de observação e levá-los a apreciar e valorizar a identidade cultural do seu país.

A saída da Escola Básica Integrada de Lagoa efectuou-se às 09:00, com destino ao Centro de Cultura de Ponta Delgada, onde fomos recebidos pela organizadora do evento.

Os alunos iniciaram a visita com o visionamento de um filme, com a duração de 24 minutos, sobre os diversos Presidentes de Portugal, desde a implantação da República até aos nossos dias. Os alunos seguiram com interesse o filme e as explicações que o acompanhavam.

De seguida foi-nos mostrada a exposição. Ao longo do percurso, os alunos foram colocando questões, quer sobre os presidentes e a sua vida, quer sobre as peças expostas