sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Observatório Vulcanológico e Geológico de Lagoa

No dia 12 de Dezembro de 2007, realizámos uma visita de estudo ao Observatório Vulcanológico e Geológico de Lagoa, organizada pela nossa Directora de Turma, professora Alexandra Castela. Fomos também acompanhados pelas professoras de Matemática, de Ciências da Natureza e de Educação Musical.
Partimos pelas oito horas e quarenta e cinco minutos, a pé, até ao nosso destino. Ao longo do percurso, fomos trocando ideias sobre o que nos esperava: vulcões em actividade, um túnel escuro e longo de percorrer, visionamento de um filme…
Chegados ao Observatório, fomos recebidos pelo responsável que nos proporcionou uma visita guiada. Esta iniciou-se com a passagem por um túnel, que recriava um ambiente próprio de um vulcão em actividade, ou seja, sons característicos e emissão de lava. De seguida foi-nos explicado, através de várias imagens, os diferentes tipos de vulcões, bem como os materiais por eles emitidos.
Posteriormente, vimos uma grande amostra de minerais, metais e cristais e alguns objectos com estes criados. Depois, observámos fósseis de plantas, animais e conchas. Ah! Não nos podemos esquecer dos ovos de dinossauros que pareciam autênticas pedras. No final da visita, constatamos que havia uma réplica de uma fumarola, junto da qual tirámos uma fotografia para mais tarde recordar esta “aventura vulcanológica”.
Dos aspectos positivos desta visita de estudo, podemos destacar a impressionante passagem pelo túnel, a aprendizagem/actualização do vocabulário específico e o conhecimento mais aprofundado da realidade vulcânica da nossa ilha.
Por outro lado, achámos um pouco prolongada a explicação dada aquando da observação das amostras. Pensámos que poderia ser abreviada, ou até mesmo, complementada com o visionamento de um filme.
Em última nota sugerimos a todos uma visita “obrigatória” àquele Observatório, pois acreditem que vais ser muito divertida, enriquecedora e emocionante!!!!

Relatório elaborado na aula de Estudo Acompanhado

3 comentários:

Anônimo disse...

Tambem gostei dessa visita de estudo.Eu gostei mais foi de ir no vulcão!

Anônimo disse...

Esta visita de estudo faz-nos arejar as ideias e divertir-nos um pouco!!!!

Tominha disse...

o blog está 5 estrelas!!!